Se vai começar a vender seus produtos no marketplace, é bem provável que se depare com alguns termos diferentes, especialmente relacionados à tecnologia.
Confira o glossário do marketplace de TI:
API
Application Programming Interface. É a plataforma de comunicação entre a SkyHub e a plataforma gerencial que possibilita a troca e atualização de informações entre o marketplace e a loja do seller (como é chamado o vendedor que está dentro do marketplace).
Caracteres/caracteres especiais
Caracteres / cada toque do teclado, em geral com letras, números e espaço, em maiúscula e minúscula. Caracteres como asterisco, pontuações, cifrão, etc. entram na lista dos “caracteres especiais”.
Dashboard
Painel de indicadores que associa variáveis a serem monitoradas. Fornece uma representação ilustrada do desempenho dos negócios da empresa, como vendas, estoque, etc.
EAN
O mesmo que código de barras. É um código único, de 13 dígitos, e necessário para cadastrar os produtos no marketplace. É representado por barras e pode ser lido por scanner.
ERP
É a sigla para Enterprise Resource Planning. Sistema de gestão integrada que é usado pelo lojista para administrar sua loja. São exemplos de ERPs: B Seller, Softvar, E-millennium e Onclick.
HTML
HyperText Markup Language. linguagem que pode ser interpretada por navegadores. É formada por etiquetas (tags) com comandos de formatação da linguagem.No marketplace essa linguagem é utilizada apenas no Mercado Livre, onde o usuário precisa criar um template para para sua loja oficial. Clientes que utilizam a SkyHub podem usar os modelos prontos, disponíveis para todos os sellers.
JSON
Formatação leve de troca de dados. Usa convenções familiares às linguagens C e familiares, como C++, C#, Java JavaScript, Perl, Python e etc. Esse código é utilzado para integrar a loja ao marketplace.
Open Source
O conceito de deixa o código de um aplicação disponível para que outras pessoas possam visualizá-lo, editá-lo e adaptá-lo.
Pixels
Elementos de imagem. É o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que seu conjunto, na casa dos milhares, formará a imagem e/ou fotografia. Marketplaces irão solicitar a imagem em uma resolução por pixels, o ideal é no tamanho de 1000 x 1000 px.
SKU
Abreviação para Stock Keeping Unit. Código, de até 18 caracteres, que identifica o produto dentro da loja virtual. Cada lojista poderá determinar seu próprio SKU. Este código de identificação única é usado para manutenções de estoque.
Source
Plataforma que os lojistas utilizam para cadastrar as informações sobre seus produtos. Quando conectado ao integrador, permite uma sincronização das informações e sua atualização em todos os canais de venda. Como exemplo de sources podemos destacar Magento, Tiny, Millenium, Jet-Commerce, Main Retail e Vtex.
Tags
Etiquetas que fornecem um comando que delimita o estilo ou conteúdo em HTML e XML. Uma tag <b>, por exemplo, indica que o texto deverá ser apresentado em negrito.
Template
É um modelo pré-definido onde ficam expostos os produtos e informações das lojas no Mercado Livre.
Token
É uma cadeia de caracteres que tem por função autenticar as requisições realizadas pelas APIs.
Unicode
É uma padrão de codificação de caracteres adotado mundialmente para possibilitar que todos os caracteres de todas as linguagens possam ser representados em linguagem computacional.
UTF-8
8-bit Unicode Transformation Format: É um tipo de codificação binária capaz de representar qualquer carácter do Unicode.
URL
Uniform Resource Locator: É um endereço único e virtual capaz de indicar onde está a informação que o usuário procura.
XML
eXtensible Markup Language: É uma linguagem de programação capaz de organizar os dados de maneira hierárquica, similar aos textos utilizados em bancos de dados.
Comentários 0
Por favor, entre para comentar.