O produto configurável é aquele que possui variações, também conhecidas como atributos.
Confira alguns exemplos de atributos: Cor, Tamanho, Marca e Voltagem.
Na Bis2Bis, antes de cadastrar um produto configurável, é necessário cadastrar o atributo para o produto.
Como cadastrar atributos?
1. Faça o login no Painel Administrativo clique em a Catálogo > Atributos > Gerenciar atributos.
2. Nesta página há uma lista com os atributos já cadastrados no sistema, e para cadastrar um novo atributo, clique em "Criar Atributo”.
3. Ao clicar para inserir um novo atributo, será aberta uma tela de cadastro.
4. Verifique com seu desenvolvedor, pois a escolha dos campos acima poderá causar alterações em seu site:
5. Após preencher as opções acima conforme sua necessidade, mantenha os campos da propriedade Frontend da maneira que o sistema apresenta e em seguida clique em “Salvar e Continuar”.
6. Clique em Gerenciar Descrição/Opções, localizado no menu lateral esquerdo:
Admin: neste campo será definido o nome do atributo que será visualizado no Painel Administrativo.
Exemplo: para o administrador do sistema, o nome do atributo será visualizado como "tam" de tamanho.
Loja Padrão: neste campo será definido o nome do atributo que será visualizado na Loja Virtual.
Exemplo: para os visitantes da loja virtual o nome do atributo será visualizado como "tamanho".
7. Em Gerenciar Opções você deve cadastrar os valores para o atributo definido e clicar em Adicionar Opção.
8. Defina a posição
Neste campo será definida a ordem de exibição dos valores dos atributos.
Por exemplo: Foram cadastrados 3 valores para o atributo tamanho, sendo eles: P, M, G.
A ordem de exibição para P é 3, para M é 2 e para G é 1. Sendo assim, na Loja Virtual os valores serão exibidos da seguinte maneira: G, M, P.
9. Após cadastrar os valores do atributo e finalizar o cadastro do atributo, clique em “Save Attribute”.
10. Agora será necessário gerenciar o grupo de atributos. Clique em Catálogo > Atributos > Gerenciar Grupo de Atributos.
11. Nesta tela há uma lista com os grupos de atributos já cadastrados no sistema. Para cadastrar um novo grupo de atributos, clique em “Criar grupo”.
Nome: O campo obrigatório será definido com o nome do grupo de atributos.
Com base em: campo obrigatório que será definido o grupo de atributos que o novo grupo de atributos irá se basear. Feito isso, clique em “Save Attribute Set”.
Ao salvar o grupo de atributos, é necessário definir quais atributos irão compor esse grupo.
Nesta tela, estarão todos os atributos, os criados pelo administrador e os nativos do sistema.
Os atributos recém-cadastrados no sistema compõe o Grupo “Unassigned Attributes”. Para utilizar um destes atributos, é necessário mover o atributo para a coluna “Grupos” em uma das pastas cadastradas.
Obs: O sistema também permite criar e/ou excluir pastas para uma melhor organização dos atributos dentro do grupo.
Basta clicar em Criar Pasta e/ou Excluir Pasta. Feito isso, clique em Save Attribute Set. para salvar o grupo de atributos.
Quando concluir o cadastro de atributos, você poderá cadastrar um Produto Configurável.
Como cadastrar um Produto Configurável?
1. Acesse Catálogos > Gerenciar Produtos.
2. Para criar um novo produto, na tela de listagem de produtos, clique em Criar Produto no canto superior direito da tela.
Será necessário informar o grupo de atributos ao qual o produto que será cadastrado pertence.
3. Selecione a opção Produto Configurável e clique em Continuar.
Atenção: Não é possível alterar o grupo de atributos de um produto após sua criação.
4. Após selecionar o grupo de atributo e tipo de produto, será necessário selecionar os atributos que ficarão disponíveis para o Produto Configurável.
5. Clique em Continuar.
6. Depois de selecionar os atributos que farão parte do Produto Configurável, será necessário preencher os formulários para o cadastro do produto.
O primeiro formulário a ser preenchido consta na aba Geral que fica no menu lateral esquerdo (Informações do Produto > Geral).
7. Para continuar o cadastro do Produto Configurável, será necessário preencher o formulário de cadastro com as informações referentes ao produto.
Quais informações são essenciais para realizar a integração com a SkyHub?
Nome: campo obrigatório para inserir o nome do Produto Simples.
Descrição: campo obrigatório para inserir a descrição do Produto Simples.
Código Identificador (SKU): campo obrigatório para inserir o código identificador do Produto Simples. 35
Peso: campo obrigatório que será inserido o peso do Produto Simples (em quilograma KG).
Status: campo obrigatório que define se o produto está Habilitado ou Desabilitado na loja virtual.
Visibilidade: campo obrigatório de seleção que define como o produto será visualizado, ou seja, encontrado na loja virtual.
Não exibir individualmente: esta opção é utilizada quando o produto está associado a outro, e só deve ser exibido desta forma.
Para integração SkyHub escolha a opção Catálogo/Busca: esta opção é utilizada quando deseja encontrar o produto tanto pelo catálogo quanto pelo campo busca na loja virtual.
Comprimento (cm): neste campo será definido o comprimento em centímetros da embalagem do produto para cálculos de frete.
Altura (cm): neste campo será definida a altura em centímetros da embalagem do produto para cálculos do de frete.
Largura (cm): neste campo será definida a largura em centímetros da embalagem do produto para cálculos de frete.
8. Quando finalizar o preenchimento de todas as informações do Produto Simples na aba Geral, clique em Salvar e Continuar, botão que fica localizado na parte superior direita da tela. Em seguida, vá até a aba Preço (Informações do Produto > Preço).
Quais informações de preço são essenciais para integrar com a SkyHub?
- Preço: campo obrigatório que será definido o preço do Produto Simples.
- Preço Promocional: neste campo será definido o preço promocional do Produto Simples, se houver.
Para integração SkyHub, basta preencher os dois campos Preço e Preço Promocional.
Como cadastrar imagens?
1. Na aba informações do produto, clique em imagens.
2. Clique em Upload Files e aguarde sua imagem ser carregada.
Quando concluir o upload das imagens, clique novamente em Salvar e Continuar.
Como preencher o estoque do produto?
O estoque de um Produto Configurável é diferente do estoque de um Produto Simples, pois você precisa definir o estoque para cada produto individualmente.
Exemplo: Estoque de Camisetas será: 10 camisetas tamanho P, 20 camisetas tamanho M, 30 camisetas tamanho G, etc.
1. Nas informações do produto, clique em estoque
Quais são as informações fundamentais para integração do estoque com a SkyHub?
- Gerenciar Estoque: neste campo será definido se o estoque é gerenciável ou não.
- Habilitar Quantidade Incrementos: neste campo será definido se será habilitada a quantidade de incrementos ou não.
- Stock Availability: neste campo será definido se o produto está disponível ou indisponível para estoque, ou seja, se tem o produto no estoque configurado.
- Clique em Salvar e Continuar.
Como definir categorias para os produtos?
1. Clique na aba Categorias, no menu lateral esquerdo. Nessa aba será definida qual categoria o produto configurável fará parte (Informações do Produto > Categorias).
2. Clique em Salvar e Continuar e clique na aba Categorias .
Nesta aba, basta selecionar uma ou mais categorias para o seu produto na lista de categorias.
Atenção: É necessário selecionar a categoria raíz para que seu produto seja exibido corretamente na loja virtual.
Se sua escolha for selecionar mais de uma categoria para o produto configurável, o produto irá aparecer na loja virtual em ambas categorias.
Quando concluir sua seleção na aba Categorias, clique em Salvar e Continuar.
Como criar os valores das variações (atributos) do produto configurável?
1. Clique na aba Associar Produtos, que se encontra no menu lateral esquerdo (Informações do Produto > Associar Produtos).
2. Em Associar Produtos, informe os valores dos atributos que foram definidos para este produto na etapa inicial de criação no grupo de atributos do produto.
Exemplo: Se o produto for uma camiseta e tiver como variações:
Camiseta Azul P, a Camiseta Vermelha M e a Camisa Laranja G
As variações deverão ser criadas separadamente nesta etapa, de forma que possam ser definidos os estoques de cada um dos produtos de forma diferenciada.
3. Você precisa criar um produto simples para cada variação do produto. Desta forma, todos os produtos simples estarão vinculados ao produto configurável.
Exemplo: Camiseta Azul P: produto simples criado que será vinculado ao produto configurável Camiseta.
O que significa cada campo?
Nome: campo obrigatório que será inserido o nome do produto. ○ Se o checkbox estiver marcado, esse campo não será editável.
Código Identificador (SKU): campo obrigatório que será inserido o código identificador do produto. ○ Se o checkbox estiver marcado, esse campo não será editável.
Peso: campo obrigatório que será inserido o peso do produto.
Status: campo obrigatório que será definido se o produto está ou não habilitado na loja virtual.
Visibilidade: campo obrigatório que será definido de qual maneira o produto será encontrado na loja virtual. Nessa opção é possível definir se o produto poderá ou não ser encontrado separadamente do Produto Configurável.
Exemplo: Produto Camiseta/Variações: Azul P, Vermelho M e Laranja G. Se for selecionada a opção “Não exibir individualmente”, as variações só serão encontradas dentro do produto Camiseta.
Caso seja selecionada uma das demais opções, as variações poderão ser encontradas por Busca, por Catálogo ou por Catálogo, Busca, e serão exibidas como Produto Simples.
Color: campo obrigatório que será definida a cor do produto.
Quantidade: campo obrigatório que será definida a quantidade do produto em estoque na loja virtual.
Stock Availability: campo que será definido se o produto está ou não disponível no estoque na loja virtual. Após definir as variações do atributo, clique em “Quick Create”.
Variações: variações criadas de acordo com o preenchimento do formulário de Associar Produtos. As variações serão visualizadas se for preenchido todos os campos obrigatórios. Feito isso, selecione os produtos desejados pela caixa de seleção e clique em “Salvar”. Realizados todos os procedimentos descritos anteriormente, o Produto Configurável estará criado.
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