Confira aqui os atributos necessários para integração e a importância deles estarem em seu catálogo!
Embora os marketplaces tenham pré-requisitos de integração semelhantes, cada um poderá considerar atributos específicos como essenciais para melhor experiência do cliente e alta performance do anúncio. É por isso que cada marketplace possui certos atributos como obrigatórios que em outros não são necessários.
Daí a importância de padronizar seu catálogo de forma que abranja todos os pré-requisitos. Com isso, seu produto terá uma ficha técnica rica e você conseguirá disponibilizar seus produtos em todos os marketplaces mais facilmente, sem erros!
Abaixo estão os atributos obrigatórios para integração Via. Verifique se seu catálogo está de acordo e entenda a importância de cada um! Se não estiver, somente após o ajuste no cadastro de produtos você irá conseguir disponibilizar seus produtos no marketplace sem erros!
Título: máximo 150 caracteres
O título é a primeira informação do seu anúncio que o cliente terá acesso. Portanto, é importante que seu título seja objetivo e completo. Ele deve ser escrito em caixa baixa e de acordo com a seguinte estrutura:
[Produto]+[marca]+[modelo/referência/coleção]+[até 2 atributos relevantes]
Descrição: sem limite de caracteres
A descrição é o texto comercial que detalha as funcionalidades e especificações do seu item. Este é o momento de fazer a diferença e mostrar ao cliente porque o seu produto é o mais atrativo do mercado.
> Não são permitidos links na descrição dos produtos;
> Caracteres especiais e símbolos como “;” (ponto e vírgula) e “:” (dois pontos) não devem ser utilizados;
> Apenas as seguintes tags HTML são permitidas: <b>, <p> e <br>
Imagens: até 4 imagens de resolução mínima de 500x500px e 1000x1000px para ativar o zoom. Peso máximo do arquivo de 10mb
A imagem será um dos maiores atrativos do seu anúncio. Deve ser respeitado as resoluções com fundo branco e não podem conter textos ou marcas d’água. É importante evitar imagens ambientadas, exiba apenas o produto anunciado.
As URLs das imagens precisam devem estar com a hospedagem http, https ou ftp aberta e o servidor não pode sobre redirecionamentos, exemplo: o arquivo precisa ser a própria imagem e não uma página intermediária com espelho .
A URL também não pode conter espaços, acentuações, símbolos ("=" ou "?") ou parâmetros após a extensão do arquivo, além dos servidores que sofrerem instabilidade no momento da consulta pode deixar a imagem inválida. Lembrando que a primeira imagem enviada será a imagem principal do anúncio;
De acordo com as principais regras do serviço validador de imagem da Via, todos os produtos cadastrados no marketplace passam por essa validação automática, sistêmica e obrigatória. Nenhum produto é cadastrado sem uma respectiva imagem e caso esteja sem, é necessário a abertura de um chamado na Via para investigar o problema.
SKU: máximo de 18 caracteres
O SKU é o código identificador. Por isso é importante que ele não seja reutiliazado, sendo único para cada produto, incluindo variações.
EAN: válido de 13 dígitos
O EAN é o código de barras composto por 13 dígitos. Ele é o identificador universal do produto e por isso o preenchimento desse campo deve ser feito de acordo com o código verdadeiro. O EAN é fornecido pelo fabricante e caso o produto seja de marca própria você que deverá atribuir.
Garantia
Informar o tempo de garantia dos seus produtos em meses num valor mínimo de 1 até 60 meses.
Crossdocking
Também chamado de lead time, tempo de despacho, tempo de compra/fabricação, deve informar o tempo de preparação do produto no valor minimo de 0 até 200 dias. Lembrando que o crossdocking acresce ao prazo de entrega da transportadora.
Marca ou Fabricante
Num campo específico e padronizado, sempre deverá ser informado a marca ou fabricante de seu produto.
Dimensões
Você deve ter 3 campos indicando as dimensões de seu produto: altura, largura e comprimento. Elas devem ser em centímetros em valor diferente de zero.
Peso
Informar o peso é uma obrigatoriedade para todos os marketplaces, pois afeta diretamente o cálculo do frete. Por isso, preencha esse campo sempre em Kg (quilos) ou em gramas.
Preço De (valor inicial)
Informar o preço de seu produto. Lembrando que produtos configuráveis (que possuem variações) não podem ter variação de preço entre si.
Preço por (valor promocional)
Aqui você deve informar o valor promocional do seu produto. Caso não tenha, basta repetir nesse campo o mesmo valor inicial. A diferença limite para desconto dos produtos é de até 49%.
Categorias
Todos os seus produtos devem estar vinculados à, no mínimo, uma categoria ou departamento. Porém quanto mais especificada for sua árvore de categorias, mas ela se encaixará corretamente à árvore de categorias do marketplace. Lembrando que se a categoria possuir variações (ex: tamanho, voltagem), esses atributos também serão obrigatórios. Segue em anexo a tabela com todas as categorias que possuem variação, quais são obrigatório e os valores válidos
Comentários 0
Por favor, entre para comentar.