Não consegue conectar produto na B2W devido ao erro de "Palavra não permitida pela companhia"? Esse artigo vai lhe ajudar a corrigir o problema.
Neste Artigo
- O Que São Palavras Proibidas
- Quando o Erro de Palavra Proibida Ocorre
- Como Corrigir o Erro de Palavra Proibida
- Dúvidas Frequentes Sobre Palavras Proibidas
O Que São Palavras Proibidas
Palavras Proibidas, também chamadas de palavras não permitidas é a lista de palavras ou termos que o marketplace restringe e proíbe a exibição.
Quais Palavras São Proibidas
A maior parte dos termos e das palavras com cunho ofensivo, sexual e discriminatório são proibidas. Porém também existem casos onde uma palavra ou termo tem seu uso restrito devido ao padrão de catalogação de produtos do e-commerce e até mesmo devido a acordos comerciais.
Veja os exemplos abaixo:
Restrição por política de catalogação: A utilização de termos como "Frete Grátis" ou "Promoção" ou "Desconto" não podem ser usadas no título, descrição e imagens do produto, pois não estão de acordo com o padrão de publicação do produto no marketplace.
Restrição por acordo comercial: A utilização da palavra "Apple" ou "Iphone" ou "Macbook" é restrita apenas aos sellers que estão oficialmente autorizados a revender produtos da marca Apple no Brasil.
Quando o Erro de Palavra Proibida Ocorre
Este erro ocorre no momento da conexão do produto (sku), já que nesse momento, a B2W faz uma validação no título e na descrição do item e se alguma das palavras listadas como proibidas estiverem presentes, o produto não será conectado ao Marketplace.
Quando isso ocorre a mensagem de erro exibida na plataforma SkyHub é similar a essa:
{"message":"D28 - Voce utilizou palavras em seu cadastro que nao sao permitidas pela
Companhia (Codigos 801,883) e que precisam de autorizacao.
Abra um chamado em Ajuda > Meus Chamados > Produtos > Liberacao de Palavra Nao Permitida
(informar os codigos das palavras)."};
Note que por uma política do próprio marketplace, o erro não informa qual é o termo ou palavra proibida que esta impedindo a conexão do item.
Como Corrigir o Erro de Palavra Proibida
Apenas o próprio marketplace tem conhecimento e gerência sobre a lista de palavras proibidas, por esta razão a única forma de solicitar a liberação é através de um chamado no Portal Parceiro B2W.
Passo a Passo de Como Abrir um Chamado para Solicitar a Liberação de Palavra Proibida
1. Acesse o Portal Parceiro da B2W, e clique no Menu Ajuda > Meus Chamados > Abrir Chamado
2. No campo "Solicitar Serviço", selecione as opções: Produtos e Itens com restrição de Venda.
3. Na Descrição do chamado informe o nome da sua loja, CNPJ, título e descrição do item.
4. Depois, é só clicar em Enviar ao Suporte e aguardar o retorno do Marketplace em seu e-mail.
Dúvidas Frequentes Sobre Palavras Proibidas
Quanto tempo demora para a liberação ocorrer?
Geralmente esse tipo de chamado é respondido dentro de algumas horas, mas como todo o processo é conduzido pelo suporte do próprio marketplace esse tempo pode variar para mais ou menos.
Abrindo o chamado, tenho a garantia que o meu produto sera liberado para conexão?
Não há garantia, já que o marketplace precisa verificar se a palavra ou termo em questão é apropriado as políticas e regras o próprio marketplace.
O MarketPlace vai me falar qual era a palavra que estava causando o erro?
Depende um pouco sobre as políticas de informação, então pode ser desde um termo até a necessidade de comprovação de autorização de uso de imagem ou outras coisas mais que não temos acesso.
O que faço depois que tiver o retorno?
Se a informação foi que a palavra proibida já foi liberada, basta CONECTAR o produto novamente.
Se a informação for que precisa ajustar algo, então você precisa CORRIGIR o que a B2W solicitou em sua plataforma e ela tem que enviar uma atualização do produto para a SkyHub da maneira que a B2W solicitou, para que só quando o produto for atualizado na SkyHub você faça uma nova CONEXÃO do item para que seja retransmitido todos os dados do produto para a B2W.
Comentários 2
Acabei de enviar a eles, vou ficar no aguardo para ver o que eles respondem
Ok Thyago, perfeito!
Pois somente a B2W pode liberar ou não palavras bloqueadas.
Permanecemos a disposição. =D
Por favor, entre para comentar.