Neste tutorial você irá ver como cadastrar produtos na plataforma 00K.
Cadastrando um produto simples
Para fazer o cadastro de um produto simples, acesse o menu CATÁLOGO > PRODUTOS e aperte o botão na tela seguinte: + NOVO PRODUTO.
Ao acessar a página de criação de um novo produto, você verá que existem algumas abas
(Dados do produto, Imagens, Manuais, Relacionados…).
Por padrão, a plataforma abre a aba “Dados do produto”, não podendo acessar outras abas até o cadastro dos dados iniciais estar concluído. Veja que o cadastro necessita de diversos dados que compõe o produto.
Alguns destes campos são obrigatórios:
OBRIGATÓRIOS
- Nome do produto: nome que dará para o produto.
- Marca: selecione a marca previamente cadastrada no menu de marcas.
- Categoria: insira o produto em uma categoria previamente cadastrada.
- SKU: código único do produto. Este código não é pré existente. É um código que cada loja cria para organização de seus produtos para localização, logística e até mesmo Business Intelligence. Pode ser composto por letras e números, porém, recomendamos que seja apenas números.
Saiba mais sobre a importância do SKU: https://endeavor.org.br/sku/
- Estoque: quantidade em estoque do produto.
- Preço de venda: valor que será trabalhada a venda do produto. O valor inserido neste campo é o que aparecerá no site e no ML Checkout, e poderá ser trabalhado no anúncio.
- Altura: altura do produto em centímetros da embalagem.
- Largura: largura do produto em centímetros da embalagem.
- Comprimento: comprimento do produto em centímetros da embalagem.
- Peso: Peso do produto em gramas. Exemplo: Coloque 3000 para 3Kg.
Estes (acima) são os dados mínimos que a plataforma precisa para o cadastro de um produto.
Mas a plataforma possuí outros campos que compõe o cadastro dos produtos, que não são obrigatórios.
Mas são importantes, e sim, devem ser cadastrados ainda que em uma segunda etapa. São estes:
- Modelo: modelo do produto, caso possua.
- MPN: significa MANUFACTURER PART NUMBER, que nada mais é que o modelo usado pelos fabricantes para identificar o produto.
- UPC, EAN, JAN e ISBN: campos relacionados ao GTIN do produto, como o código de barras, por exemplo. Para saber mais, acesse gs1br.org
- Origem do produto: Selecione a origem fiscal do produto para fins de emissão da NFe.
- NCM: Nomenclatura Comum do Mercosul do produto. ATENÇÃO: deve-se digitar o código numérico. Ao digitar o código, aguarde descer uma lista e selecione o NCM em questão.
- Preço original: valor original de venda do produto. Caso a loja tenha ecommerce com a 00K, este campo serve para exibir aquele DE / POR no valor do produto. Por exemplo, o produto esta DE R$ 12,00 POR R$ 10,00. O “DE” é o valor original, e o “POR” é o valor de venda.
- Custo: valor no qual o produto foi comprado pela loja.
- ROI: lucro obtido neste produto. É calculado automáticamente. Diferença entre o custo e o valor de venda.
- Numero de Parcelas: pode-se limitar a quantidade de parcelas para este produto. Funcionalidade apenas para ecommerce.
- Frete fixo: caso tenha um valor de frete fixo para o produto, pode-se preencher este campo. Isso irá desconsiderar as modalidades de frete cadastradas.
- Valor adicional: valor adicional de frete para este produto.
- Faixa de CEP (para frete grátis): faixa de CEP que este produto oferecerá frete grátis.
- Prazo: prazo máximo de entrega.
- Flag FRETE GRÁTIS: ao marcar esta flag, o produto terá frete grátis.
- Desconto: valor do desconto dentro do prazo estipulado.
- Flag ESTOQUE INFINITO: caso o cliente não tenha controle de estoque e/ou sempre tenha o produto disponível, marque esta flag.
- Estoque mínimo: este campo tem utilidade para a PAUSA AUTOMÁTICA do anúncio. Caso o usuário coloque algum valor neste campo, quando o valor de estoque atingir o estoque mínimo, o anúncio será pausado automaticamente. Caso não coloque nenhum valor, a funcionalidade não valerá para o anúncio.
- Local de estoque: caso tenha um estoque físico, poderá salvar o local que o produto se encontra. Pode-se cadastrar outra cidade, por exemplo.
- Título da descrição: título para a sua descrição. Não está relacionado ao título do produto. É um título para a sua descrição.
- Descrição: descrição do seu produto. Pode-se adicionar quantas descrições quiser. Para o ML, a tag joga para o template sempre a primeira descrição.
- Descrição do vídeo: descrição do vídeo. Apenas para ecommerce
- TItle, Meta Description, Meta Keywords, Tags: campos para SEO do produto. Apenas para ecommerce.
Feito o cadastro do produto, clique em gravar no final da página. Ao salvar, as demais abas (topo da página) estarão disponíveis para que complemente o cadastro do seu produto. Veja abaixo sobre as Abas:
Na aba ATRIBUTOS, o usuário poderá selecionar algum grupo de atributos previamente cadastrado para o produto. São as variações do produto. No entanto, mantenha esta aba em branco e solicite ajuda da equipe de operações da 00K para lhe auxiliar a respeito desta função (este menu só aparecerá em caso de ativação dos atributos).
Na aba IMAGENS, selecione as imagens do produto. As imagens tem um limite máximo de 1,5MB de tamanho (e esse tamanho é muito grande e prejudicial ao andamento do seu site, então lembre de otimizar suas imagens). Não existe um limite de imagens por produto. Temos como o ideal, de 4 à 6 imagens por produto.
As imagens devem ser quadradas (Se o seu produto é um lápis por exemplo, faça uma imagem quadrada no seu editor de imagens e coloque o lápis com o melhor enquadramento).
Se a sua imagem não está quadrada, a plataforma atribuirá um fundo
branco para que a imagem fique otimizada neste formato.
*Dica: Se for possível trabalhe com o tamanho de 800x800px ou 1000x1000px. (pixels)
Cadastrando um produto com variação
Para fazer o cadastro de um grupo, acesse o menu CATÁLOGO > GRUPOS > + NOVO GRUPO.
Ao acessar esta página, verá que existem duas abas (Dados do grupo e Imagens do grupo). Por padrão, a plataforma abre a aba “Dados do grupo”, não podendo acessar a outra aba até o cadastro dos dados estar concluído. Veja que o cadastro necessita de diversos dados que compõe o grupo. Alguns destes campos são obrigatórios. São estes:
- Nome do grupo: nome que dará para o grupo. Este nome aparecerá no site (caso possua site com a 00K) e também poderá ser utilizado no Mercado Livre, caso o usuário deseje.
- Marca: selecione a marca previamente cadastrada no menu de marcas.
- Categoria: insira o produto em uma categoria previamente cadastrada.
- SKU: código SKU do grupo.
- Produtos do Grupo*: neste campo, digite o(s) dado(s) do(s) produto(s) simples que será(ão) inserido(s) no grupo buscando pelo nome ou pelo código SKU. Basta começar a digitar, esperar descer uma lista com o produto e selecionar, conforme imagem animada abaixo.
- Kits do grupo*: neste campo, digite o(s) dado(s) do(s) kits que será(ão) inserido(s) no grupo. Basta começar a digitar, esperar descer uma lista com o kit e selecionar.
* É necessário inserir ao menos um produto ou um kit dentro do grupo para que ele seja salvo com sucesso.
Cadastrando um kit
Para fazer o cadastro de um kit, acesse o menu CATÁLOGO > KITS > + NOVO KIT DE PRODUTOS.
Ao acessar esta página, verá que existem três abas (Kit, Produtos do Kit e Imagens do kit).
Por padrão, a plataforma abre a aba “Kit”, não podendo acessar as outras abas até o cadastro dos dados estar finalizado. Veja que o cadastro necessita de diversos dados que compõe o kit. Alguns destes campos são obrigatórios:
- Nome do Kit: nome que dará para o kit. Este nome aparecerá no site (caso possua site com a 00K) e também poderá ser utilizado no Mercado Livre, caso o usuário deseje.
- Marca: selecione a marca previamente cadastrada no menu de marcas.
- Categoria: insira o kit em uma categoria previamente cadastrada.
- SKU: código único do kit. Este código não é pré existente. É um código que cada loja cria para organização de seus produtos. Pode ser composto por letras e números.
- Produtos do kit: neste campo, digite o nome do(s) produto(s) simples que será(ão) inserido(s) no kit ou busque pelo SKU. Basta começar a digitar, esperar descer uma lista com o produto e selecioná-lo.
Para maiores dúvidas sobre a plataforma 00K acesse a central de suporte junto a plataforma: http://suporte.00k.com.br/support/home
Para dar sequência na integração com a plataforma 00K Clique Aqui
Comentários 0
Por favor, entre para comentar.